Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Atividade e Tempo de Compartilhar da 1ª Semana de Julho : "O Jejum e a Oração podem fortalecer o meu Testemunho"

Neste domingo próximo, iniciamos um novo mês, com "novo" tema e nova escritura.
A palavra nova acima está entre aspas, porque na verdade continuar-se-ão a estudar princípios fundamentais da Doutrina do Evangelho, tanto, que a ortografia do  próprio tema em si não difere muito da do mês passado " Escolho o Certo Vivendo Princípios do Evangelho".
E a estrutura deste Tempo de Compartilhar 2012 está muito boa, porque sob a perspectiva global de "Escolher O Certo" se vão abordando e esclarecendo princípios doutrinários que são pilares da vivência dos Santos dos Últimos Dias, princípios esses que embora as crianças os ouçam constantemente ser pronunciados, nem sempre têm a oportunidade de os ouvir e entender de uma forma simples e clara especialmente direcionada para elas.
Assim, se o tema permanece similar, já a escritura para este mês difere da do mês anterior; Para este mês é dado como referência 1 Néfi 3:16 : " Sejamos, portanto, fiéis aos mandamentos do Senhor".

A 1ª semana, muito oportunamente por ser Domingo de Jejum, é subordinada ao sub tema " O Jejum e a Oração podem fortalecer meu Testemunho".

O Hino sugerido é " O Sábio e o Tolo" ( MC, p. 132) ou um hino do livro Musica para Crianças à escolha das líderes da Primária.

Na estrutura sugerida no Tempo de Compartilhar relativa a esta semana o Esboço refere 2 tipos de atividades:
A) Identificar a doutrina ( e realizar uma lição com objeto)
B) Incentivar a compreensão ( e ouvir escrituras, bem como participar de uma lição com objeto)

Para lições com objetos, clique  AQUI  e aceda a uma enorme quantidade de sugestões de objetos para o ensino de princípios doutrinários e outros temas, todos compilados em índice alfabético. Contudo as sugestões estão em língua inglesa, nem sempre acessível a todos.

Mas o esboço já sugere os objetos.
Na alínea A) acima, serão 2 tiras de papel com as palavras "Jejum" e "Oração" e a atividade aí sugerida.
Na alínea B) acima serão leituras de escrituras ( Alma 17: 2-3) , um debate sobre o Jejum baseado num artigo da Liahona e um fio/ corda.
          **Conclusões principais da leitura de Alma 17: 2-3 : Porque os filhos de Mosias se haviam  devotado a muita oração e jejum, foram abençoados com 
1-O Espírito de Profecia
2-O Espírito de Revelação
3-Ensinavam com poder e autoridade de Deus

          **O artigo da liahona que é sugerido no esboço é " A Lei do Jejum", de A Liahona de Julho de 2001, pp.88-91, que pode ser visto abaixo ou consultado ( ou baixado) clicando AQUI !

(Ou baixando só o discurso em PDF AQUI)








Sobre este tema é ainda bastante esclarecedora, para quem se prepara para dar a aula, a leitura da lição 12 do Manual " Doutrinas do Evangelho" (aqui as paginas referentes ao Manual do Aluno), as quais podem ser baixadas AQUI .




Para consultas adicionais sobre os tópicos de ORAÇÃO e JEJUM vide:

Sobre ORAÇÃO : Manual 3, Lição 19   ( e ainda a Lição 34 )
Sobre JEJUM : Manual 3, Lição 41  ( esta aula sobre o jejum está muito boa para o entendimento das crianças)




AUXÍLIOS VISUAIS ADICIONAIS ALTERNATIVOS PARA USO DESTA SEMANA



( Inserto em " O Amigo" da liahona de Junho de 2005, que pode ser consultada ou baixada clicando AQUI ;  ou só as páginas , Aqui e Aqui)





(Inserto em " O Amigo" de A Liahona de Novembro de 1999, a qual faz parte dos meus arquivos e já não se encontra online, pelo que não é fornecido aqui um link na Web. Podem ser vistas e baixadas onde elas estão alojadas:  Aqui e Aqui )





JOGO " A CASA DO SENHOR"

Este jogo tem por base a escritura D&C 88:119 " Estabelecei uma casa, sim, uma casa de ORAÇÃO, uma casa de JEJUM, uma casa de fé, uma casa de aprendizado, uma casa de glória, uma casa de ordem, uma casa de Deus"







O objetivo do jogo, a preparação e a realização da atividade estão nas folhas de instruções abaixo.





Baixe as folhas do jogo e instruções:



E com todo o Amor e Carinho ficam então os recursos referentes à Aula para este Domingo, esperando que possamos ter a companhia do Espírito do Senhor ao ensinar e que as nossas crianças possam ser fortalecidas e bem nutridas nos conhecimentos do Evangelho Restaurado!

O Nosso Obrigado
Margem SUD

2 comentários:

  1. Queridas irmãs,
    Este site é uma benção para nós da Primária das alas.
    Muito obrigada por suas postagens semanalmente.

    Grata,
    Ligia Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Muito Obrigada, Lígia ! É mesmo muito bom receber de volta todo o carinho que colocamos no nosso trabalho aqui...É um trabalho de Amor e dedicação...Amor pelo Pai Celestial, mas sobretudos pelos Seus pequeninos! E por todas nós, que pelo mundo fora trabalhamos na Primária e queremos nutrir os "nossos" pequeninos da melhor forma, enquanto acumulamos os exigentes papéis de mães, esposas e irmãs em Sião, trabalhando dentro e fora de casa...Portanto, precisamos de toda a ajuda que possamos ter! Gratas Nós!

    ResponderEliminar