Para a preparação desta aula, sugerimos aos professores/ líderes que consultem e leiam com profunda atenção um texto que é um clássico na Igreja, quando se trata de abordar o princípio da reverência.
Muitos manuais e recursos da Igreja reiteradamente remetem para este texto, ou fazem transcrições dele, para explicar o que é a reverência, e como esta deve estar presente no templo, na capela e no lar.
Trata-se do capítulo 15 do Manual "Ensinamentos dos Presidentes da Igreja" sobre Spencer W. Kimball,
" Devemos Ser Um Povo Reverente",
que pode ser lido, clicando
Na estrutura do Tempo de Compartilhar, ensina-se então este princípio mediante 2 passos:
1) IDENTIFICAR A DOUTRINA ( Cantar um Hino)
E transcrevemos a pag. 15 do Esboço para ler as sugestões da semana:
O Hino pode ser baixado ou ouvido Aqui .
O Coração sugerido é que se encontra abaixo, que também pode ser baixado clicando AQUI .
Em alternativa, ou como complemento, o Margem SUD criou o seguinte recurso :
Que pode ser baixado AQUI .
É um puzzle que deverá ser recortado em 8 peças ( as 3 de cada lado, mais as 2 metades que formam o coração).
Distribua as diferentes partes do puzzle a várias crianças ou grupos formados para o efeito.
Cada parte do puzzle contém uma frase do hino.
Ao ser contada essa frase, a respetiva parte do puzzle deverá ser colocada por uma criança no sítio préviamente designado para montar o puzzle ( flanelógrafo ou quadro negro).
Quando todas as partes estiverem montadas, e o puzzle completado, deve instruir as crianças que cantem de novo, prestando muita atenção à letra.
Entendimento do Princípio
Depois de ter instruido as crianças que ouvissem bem a letra do hino, reforce os conceitos nele incluídos e explique que ser reverênte é mais do que ficar quieto e em silêncio.
Ser "reverente" significa ter um profundo Amor e Respeito pelo Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo.
Explique que ser reverente irá ajudá-las a aprender mais sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo e a amá-los. Poderão ter a companhia do Esp´´irito Santo, e as suas orações serão mais eficazes..
Ajude-as a identificarem situações em que se sentiram ou sentem reverentes :
- O que sentem quando vêem belas criações do Pai Celestial, como o pôr ou o nascer do sol, quando passeiam num lindo jardim ou numa grande floresta, quando seguram um bebezinho, quando ouvem belas músicas, ou quando tomam o sacramento.
A paz e a tranquilidade que sentem nestes momentos também são reverência, e o Espírito do Senhor está presente.
Se formos irreverentes, o Espírito do Senho afasta-se e a comunicação com o nosso Pai Celestial por meio da oração é quebrada.
Incentive as crianças a praticarem estas coisas, instruíndo-as a que não se esqueçam de serem reverentes ao dirigirem-se para a aula seguinte ou ao saírem da sala da primária para assistirem à sacramental.
2) INCENTIVAR A APLICAÇÂO ( discutir a reverência)
No texto do Esboço vem a seguinte sugestão, aqui transcrita :
São estes os recursos visuais aqui mencionados :
Baixe Aqui:
***===***===***===***===***===***===***===***
Como
COMPLEMENTO
desta atividade, o Margem SUD criou os seguintes recursos visuais para ilustrar as várias maneiras como cada uma destas partes do corpo pode ser reverente, mostrando respeito e amor para com Deus.
Preparação e Sugestão da Atividade:
Dispônha estas 6 partes do corpo no quadro negro ou flanelógrafo com alguma distência entre elas.
Recorte os "balões" das páginas seguintes, e coloque num recipiente ou caixa.
Cada criança ou grupo vai, um de cada vez, tirar um balãozinho, o qual vai lêr em voz alta.
Em seguida decidirá a qual parte do corpo pertence aquela acão, e coloca junto da figura respetiva (use fita-cola dupla face ou massinha de aderir).
No fim, quando todos os balõezinhos estiverem devidamente colocados, tornem a ler como podemos ser reverentes com estas 6 partes do corpo.
Convide as crianças a partilharem o que sentem sobre estes ensinamentos, e inclusivé a dar mais sugestões de como podemos ser reverentes, mostrando assim o nosso profundo respeito e amor para com o Pai Celestial.
Baixe Aqui
*
Para auxílios sobre o tópico da Reverência, consulte :
*
Se o desejar, pode ainda usar, em vez dos desenhos estilizados acima, os que constam na lição 21 do Manual 2 da Primária, e recortar:
Estas figuras para recortar podem ser baixadas Aqui.
***
Sugestão de HINOS sobre Reverência, para a Abertura ou para o Tempo de Cantar :
"Com Amor, com Fervor" (MC, 11)
"Serei Reverente" ( MC, 13)
E esperamos que possam ter um bom Domingo, e que o Espírito do Senhor possa estar conosco ao ensinarmos os pequeninos do Senhor, nos Seus Caminhos, nomeadamente neste da expressão de um Amor e Respeito Profundos, como é a Reverência.
O Nosso Obrigado
Margem SUD
Obrigada pelos recursos postados para o tempo de compartilhar. Anddy
ResponderEliminarDe nada, Anddy...Prazer pela sua visita.
ResponderEliminarÓtimas idéias mto obrigada por compartilhar
ResponderEliminar