sábado, 14 de julho de 2012

Atividade e Tempo de Compartilhar da 3ª Semana de Julho :" A reverência é um profundo respeito e amor para com Deus."

Na 3ª semana de Julho o tópico do evangelho a ser abordado é a "REVERÊNCIA", na sua sua mais pura essência.

Para a preparação desta aula, sugerimos aos professores/ líderes que consultem e leiam com profunda atenção um texto que é um clássico na Igreja, quando se trata de abordar o princípio da reverência.
Muitos manuais e recursos da Igreja reiteradamente remetem para este texto, ou fazem transcrições dele, para explicar o que é a reverência, e como esta deve estar presente no templo, na capela e no lar.

Trata-se do capítulo 15 do Manual "Ensinamentos dos Presidentes da Igreja" sobre Spencer W. Kimball,  
" Devemos Ser Um Povo Reverente",
  que pode ser lido, clicando



Na estrutura do Tempo de Compartilhar, ensina-se então este princípio mediante 2 passos:

1) IDENTIFICAR A DOUTRINA ( Cantar um Hino)

E transcrevemos a pag. 15 do Esboço para ler as sugestões da semana:

"Prepare vários colares de barbante com um coração de papel preso a cada um deles. Escreva uma palavra ou frase do hino "Reverência É Amor" ( MC, 12) em cada coração (por exemplo: sentar bem quietinho, pensar, sentir, etc.). Convide várias crianças a usarem os colares. Cantem "Reverência É Amor", e peça às crianças com os colares que caminhem reverentemente até a frente da sala, quando for cantada a palavra que estiver escrita em seu coração. Convide as crianças com colares a ficar em pé, em ordem e cantar o hino novamente."

O Hino pode ser baixado ou ouvido Aqui .


O Coração sugerido é que se encontra abaixo, que também pode ser baixado clicando AQUI .




Em alternativa, ou como complemento, o Margem SUD criou o seguinte recurso :



Que pode ser baixado AQUI .

É um puzzle que deverá ser recortado em 8 peças ( as 3 de cada lado, mais as 2 metades que formam o coração).
Distribua as diferentes partes do puzzle a várias crianças ou grupos formados para o efeito.
Cada parte do puzzle contém uma frase do hino.
Ao ser contada essa frase, a respetiva parte do puzzle deverá ser colocada por uma criança no sítio préviamente designado para montar o puzzle ( flanelógrafo ou quadro negro).
Quando todas as partes estiverem montadas, e o puzzle completado, deve instruir as crianças que cantem de novo, prestando muita atenção à letra.


Entendimento do Princípio
Depois de ter instruido as crianças que ouvissem bem a letra do hino, reforce os conceitos nele incluídos e explique que ser reverênte é mais do que ficar quieto e em silêncio.
Ser "reverente" significa ter um profundo Amor e Respeito pelo Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo.

Explique que ser reverente irá ajudá-las a aprender mais sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo e a amá-los. Poderão ter a companhia do Esp´´irito Santo, e as suas orações serão mais eficazes..

Ajude-as a identificarem situações em que se sentiram ou sentem reverentes :
- O que sentem quando vêem belas criações do Pai Celestial, como o pôr ou o nascer do sol, quando passeiam num lindo jardim ou numa grande floresta, quando seguram um bebezinho, quando ouvem belas músicas, ou quando tomam o sacramento.
A paz e a tranquilidade que sentem nestes momentos também são reverência, e o Espírito do Senhor está presente.

Se formos irreverentes, o Espírito do Senho afasta-se e a comunicação com o nosso Pai Celestial por meio da oração é quebrada.

Incentive as crianças a praticarem estas coisas, instruíndo-as a que não se esqueçam de serem reverentes ao dirigirem-se para a aula seguinte ou ao saírem da sala da primária para assistirem à sacramental.


2) INCENTIVAR A APLICAÇÂO ( discutir a reverência)

No texto do Esboço vem a seguinte sugestão, aqui transcrita :

"Prepare tiras de papel com as palavras ou faça desenhos estilizados de olhos, mãos, pés, orelhas, boca e cérebro. Divida as crianças em grupos e faça com que cada grupo escolha uma ou duas tiras de papel ou gravuras. Peça que cada grupo relate (com palavras e ações) várias maneiras pelas quais essa parte do corpo pode ser reverente, mostrando respeito e amor para com Deus."

São estes os recursos visuais aqui mencionados :









Baixe Aqui:



***===***===***===***===***===***===***===***

Como
 COMPLEMENTO
 desta atividade, o Margem SUD criou os seguintes recursos visuais para ilustrar as várias maneiras como cada uma destas partes do corpo pode ser reverente, mostrando respeito e amor para com Deus.


Preparação e Sugestão da Atividade:

Dispônha estas 6 partes do corpo no quadro negro ou flanelógrafo com alguma distência entre elas.
Recorte os "balões" das páginas seguintes, e coloque num recipiente ou caixa.
Cada criança ou grupo vai, um de cada vez, tirar um balãozinho, o qual vai lêr em voz alta.
Em seguida decidirá a qual parte do corpo pertence aquela acão, e coloca junto da figura respetiva (use fita-cola  dupla face ou massinha de aderir).
No fim, quando todos os balõezinhos estiverem devidamente colocados, tornem a ler como podemos ser reverentes com estas 6 partes do corpo.
Convide as crianças a partilharem o que sentem sobre estes ensinamentos, e inclusivé a dar mais sugestões de como podemos ser reverentes, mostrando assim o nosso profundo respeito e amor para com o Pai Celestial.




Baixe Aqui



*


Para auxílios sobre o tópico da Reverência, consulte :



*

Se o desejar, pode ainda usar, em vez dos desenhos estilizados acima, os que constam na lição 21 do Manual 2 da Primária, e recortar:


Estas figuras para recortar podem ser baixadas Aqui.

***


Sugestão de HINOS sobre Reverência, para a Abertura ou para o Tempo de Cantar :
"Com Amor, com Fervor" (MC, 11)
"Serei Reverente" ( MC, 13)

(podem ser ouvidos ou baixados em MP3 Aqui. )

E esperamos que possam ter um bom Domingo, e que o Espírito do Senhor possa estar conosco ao ensinarmos os pequeninos do Senhor, nos Seus Caminhos, nomeadamente neste da expressão de um Amor e Respeito Profundos, como é a Reverência.

O Nosso Obrigado
Margem SUD



3 comentários: